Couro e calçados



Antes de escolher um curso da Firjan SENAI, conheça melhor este segmento

Todos os cursos
Esta área diz respeito ao processo de beneficiamento de peles, couros, fibras naturais e fibras sintéticas para a confecção de calçados, bolsas, cintos e demais artefatos. O estado do Rio foi um grande polo produtor de calçados na década de 70, mas perdeu a espaço para os mercados de São Paulo e Rio Grande do Sul.

Esta tendência está sendo revertida e a valorização do produto regional vem garantindo a retomada da atividade, sobretudo no segmento de alta moda. Há ainda, como fatores positivos para o segmento, incentivos governamentais a novas unidades produtoras e ao processo de formalização das pequenas e médias empresas.

O processo de beneficiamento de couro para a utilização como insumo de produtos envolve diversas etapas - preparação, curtimento e conservação -, que compreendem a aplicação de produtos químicos e técnicas específicas.

O processo de confecção de calçados, bolsas e artefatos de couro reúne etapas de corte e preparação de couros e demais insumos, costura (também chamada de pesponto), montagem e acabamento. Cada etapa requer diferentes níveis de conhecimentos e habilidades, além da utilização de equipamentos específicos. Os produtos são concebidos a partir da criação de novos modelos.