Cursos de AUTOMOTIVA | Cursos Firjan SENAI

AUTOMOTIVA



Antes de escolher um curso do SENAI Rio, conheça melhor este segmento

Todos os cursos
Existem duas áreas de atuação para os profissionais da indústria automotiva: a produção automobilística (montadoras de veículos) e o reparo e manutenção automotiva (oficinas mecânicas). Ambas comportam a atuação de profissionais de nível médio, além de técnicos responsáveis pelo planejamento, coordenação e supervisão destas atividades.

No Estado do Rio, o processo produtivo do segmento Automotivo é concentrado na região Sul Fluminense - onde estão sediadas as montadoras de veículos - e inclui também os fabricantes e fornecedores de acessórios e componentes que integram os automóveis, como vidros, sistemas de freios, borrachas, equipamentos de segurança, entre outros.

O alto grau de automação das montadoras vem exigindo cada vez mais especialização dos profissionais que atuam nessa área, de modo a elevar a competitividade das empresas e diminuir o preço final do produto ao consumidor. As linhas de montagem de veículos mais modernas trabalham até com robôs.

Se você quer atuar na área de reparo e manutenção automotiva encontrará oportunidade junto a revendas e concessionárias de veículos, oficinas mecânicas e de reparo, lojas de autopeças, postos de gasolina e outros. O mercado de trabalho está diretamente relacionado ao tamanho da frota de veículos de cada região e ao aumento das vendas de carros novos.

A complexidade dos componentes dos veículos modernos requer conhecimentos específicos de mecânica e eletroeletrônica, que possibilitem ao profissional fazer uma análise mais abrangente, traçar diagnósticos e solucionar os problemas de funcionamento dos veículos - funções que requerem às vezes o uso de instrumentos computadorizados.

Há oportunidades ainda para aqueles que querem trabalhar com a estrutura dos veículos - carroceria, colunas, chassi etc., que também passam por inovações tecnológicas. O profissional precisa estar capacitado a utilizar novos produtos, como componentes plásticos e ligas metálicas, ou adotar novas técnicas de pintura automotiva, por exemplo.